HomeDicasComportamentoTransição do berço para a cama: como saber se o bebê está pronto?
transição do berço para a cama

Transição do berço para a cama: como saber se o bebê está pronto?

A transição do berço para a cama desperta muitas dúvidas nos pais, principalmente os de primeira viagem. Afinal, é uma etapa muito importante no desenvolvimento infantil e exige muito carinho e paciência. Uma das questões mais discutidas é como identificar se o bebê está pronto para essa transição.

É habitual que o próprio bebê dê sinais que quer deixar o berço. Mas também há crianças que chegam na idade considerada “tradicional” para a mudança e demonstram resistência à cama nova. Nesta matéria, vamos reunir os principais fatores que podem determinar se chegou o momento da transição.

transição do berço para a cama

Transição do berço para a cama

Idade

Há um consenso entre os especialistas que a idade não determina o melhor momento para a transição. Mas se o seu bebê está perto de completar 3 anos, vale a pena analisar se chegou o momento da transição. Em geral, as crianças deixam o berço em algum momento entre 1 ano e meio e 3 anos e meio de idade, de forma gradual.

transição do berço para a cama

Escapada do berço

Quando a criança consegue escalar e sair do berço sozinha, as mamães ficam de cabelo em pé. É realmente uma situação que provoca grande preocupação nos pais. Com certeza você já deve ter se deparado com vídeos na Internet, alguns até engraçados, que mostram esses pequenos espoletas. Mas mesmo em casos assim, é necessário pensar com calma e verificar alguns fatores antes de partir direto para a transição.

Veja se o estrado do berço está na posição mais baixa possível e se ele conseguiu escapar porque usou itens que ficam dentro do berço como “escada”. Se você constatar que não foram esses fatores que possibilitaram a escapada, inicie a transição o mais rápido possível para evitar acidentes.

Altura

A altura pode ser um fator determinante. Normalmente, as crianças que passam dos 90 cm de altura já não ficam mais tão confortáveis dormindo no berço. Mas como há diversos modelos do móvel no mercado, de tamanhos variados, temos uma dica: quando o bebê estiver em pé no berço, observe se a linha dos mamilos se mantém abaixo da linha da grade. Se ela ficar acima, inicie o processo de transição.

transição do berço para a cama

Irmão a caminho

Quando um novo irmãozinho está a caminho, muitos pais acreditam que é a hora perfeita para o mais velho ganhar uma cama nova. Mas lembre-se de analisar a idade da criança e se ela não vai achar que o novo bebê roubou o berço dele. Nossa dica é fazer a transição enquanto a mãe ainda estiver grávida, alguns meses antes do parto. Se a criança for muito nova, mantenha o novo bebê em um mini-berço, e aguarde mais alguns meses.

Agora que você já sabe identificar se o seu bebê está pronto para deixar o berço, e quer dicas de como realizar a transição de forma mais tranquila, confira nossa matéria sobre o assunto.

 

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?

Então nos acompanhe também nas redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogberco) e Pinterest.

 

Leia Mais

É possível fazer o bebê dormir a noite toda sem acordar? Saiba como

Conheça os benefícios da naninha para o sono do seu bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário