HomeDicasComportamentoSono do bebê: 10 mitos e verdades que você precisa saber
Sono do bebê

Sono do bebê: 10 mitos e verdades que você precisa saber

Será que existe um segredo do sucesso para o sono do bebê?! Quem dera fosse só colocá-los no berço ou na cama, com hora marcada, para eles embarcarem em um sono profundo até o dia seguinte. Mas a realidade é bem diferente 😆

Quem nunca se perguntou se deveria acordar o bebê porque estava dormindo demais? Ou quase enlouqueceu, pois ele passou a despertar no meio da madrugada?

Para te ajudar a entender melhor as noites de sono (ou falta de haha) do seu bebê, selecionamos as principais dicas.

Sono do bebê

Sono do bebê – confira as principais informações

1. Não é bom dormir com a barriga cheia: VERDADE

É desaconselhável colocar a criança para dormir logo após mamar bastante ou ingerir alimentos sólidos. O ideal é oferecer o jantar cerca de duas horas antes de deitar. À noite, a refeição deve ser composta por alimentos de fácil digestão, como sopas, carnes magras (que são fontes de proteína), verduras e legumes cozidos. 

2.Todo bebê aprende a dormir sozinho: MITO 

Pode ser que o seu filho nunca tenha demonstrado nenhum tipo de dificuldade na hora de ir para a cama, mas esse comportamento é exceção. nos três primeiros meses, o bebê repete vários ciclos de mamada, cocô e sono. Por isso, não adianta tentar acostumá-lo a dormir a noite toda nessa fase. Essa é mais uma razão para concentrar os esforços a partir do quinto mês, com a criação de um ritual.

3. Chá de camomila ajuda a acalmar: VERDADE 

Assim como outros chás fitoterápicos – erva-doce e jasmim, por exemplo –, o de camomila tem a capacidade de induzir o organismo ao relaxamento, contribuindo com o sono do bebê. E o melhor é que a planta é rica em substâncias potencialmente benéficas, com efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, e pode diminuir a ansiedade. O chá pode ser oferecido em temperatura morna, desde o sexto mês.   

4. A criança dormirá a noite inteira se não tirar nenhuma soneca ao longo do dia: MITO  

O recém-nascido pode dormir em torno de 16 a 19 horas diárias, distribuídas igualmente entre o dia e a noite. Com o passar dos meses, o sono se concentra à noite e vai gradativamente diminuindo durante o dia. Por volta dos 6 meses, o bebê dorme em torno de 12 horas diárias, com um sono predominantemente noturno, e tira duas ou três sonecas, com duração média de uma hora cada.

Sono do bebê

5. Música suave, em volume baixo, ajuda a pegar no sono: VERDADE         

Canções suaves, como as clássicas, podem contribuir para o sono do bebê se forem reproduzidas em volume baixo. Mas elas devem ser desligadas assim que a criança dormir. Alguns médicos, no entanto, não consideram necessário recorrer a esse tipo de artifício. Fica à escolha da família.

6. O cérebro descansa ao dormir: MITO  

Ele continua tão ativo quanto na vigília. A diferença é que desempenha funções diferentes, como a liberação do hormônio do crescimento.

7. É comum o recém-nascido trocar o dia pela noite: VERDADE     

Essa confusão é comum nos três primeiros meses, quando ele ainda não percebe a diferença entre dia e noite. Com 6 meses, o sono já deve estar concentrado no período noturno. Para evitar que a troca aconteça, não custa reforçar que os pais precisam estabelecer regras e rotina, com horários regulares para dormir. 

8. Doença não afeta o sono: MITO 

Há enfermidades que podem interferir no descanso. Problemas como asma, rinite e apneia do sono (cuja causa costuma ser amídalas grandes) são igualmente prejudiciais. Ao notar que seu filho tem dificuldade para respirar à noite, procure o pediatra.

9.Deve-se diminuir a ingestão de líquidos antes de dormir na época do desfralde: VERDADE       

Converse com o pediatra e estabeleçam como proceder com as mamadas. Mas, em geral, a recomendação é diminuir a ingestão de líquidos antes de dormir, visando evitar o xixi noturno. Não se esqueça de levar seu filho ao banheiro antes de colocá-lo na cama e, apenas no início, a cada duas horas. Por fim, parabenize-o pela conquista, cada vez que passar a noite sem nenhum escape.

10. É preciso silêncio total enquanto o bebê dorme: MITO 

Basta que o ambiente seja calmo. Os pais não devem assistir a um filme de ação em volume alto, por exemplo, mas podem fechar a porta do quarto da criança e ver TV na sala ou conversar em volume moderado. Ou seja, um pouco de bom senso e nada de paranoia.

Sono do bebê

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?

Então nos acompanhe também nas redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogberco) e Pinterest.

 

Leia mais:

Berço branco e móveis provençais criam ambiente especial para filha de Katia Aveiro

Jogo de Lençol para Berço: 5 melhores modelos

Berço dos sonhos: Coleção Amiguinhas Nuvem traz tema lúdico para o quarto do bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário