HomeDicasDecoraçãoSignificado das cores no quarto de bebê: como escolher a cor ideal?
significado das cores

Significado das cores no quarto de bebê: como escolher a cor ideal?

Você já pensou na cor do quarto do bebê ou pesquisou sobre o significado das cores? Pode parecer uma escolha simples, mas a tonalidade do quartinho é extremamente importante para a decoração e o comportamento do bebê. As cores têm o poder de criar estímulos e influenciar sensações. Elas podem exercer efeitos sobre o humor, influenciar no sono, no apetite e muito mais.

É importante ressaltar que todos esses efeitos foram revelados por meio de um estudo sobre a influência e o significado das cores, chamado de cromoterapia. Por esses e tantos outros motivos, é possível perceber que escolher a cor ideal para o quarto do bebê não é uma tarefa tão simples.

Para ajudar você nessa escolha, vamos dar dicas e explicar o significado das cores no quarto do bebê:

Rosa: amor e aconchego

A cor rosa estimula as emoções e tem relação com o amor. Se trata de uma mistura de vermelho e branco e transmite delicadeza e romantismo ao décor do ambiente.

Não é uma boa ideia pintar todas as paredes de rosa, principalmente com os tons mais fortes, pois utilizar a cor em excesso pode causar agitação e irritabilidade. Aconchego e muito amor nesse quarto de bebê!

significado das cores

Azul: tranquilidade e amplitude

A nuance está relacionada a sensações de tranquilidade, paz e calma. De acordo com a cromoterapia, o tom é reduz a tensão, o medo e as palpitações. O poder de raciocínio e a intuição são realçados quando o azul é utilizado na decoração.

É uma das melhores cores para o quarto de bebê  devido a sua capacidade de proporcionar uma atmosfera relaxante.

significado das cores

Lilás: romantismo e delicadeza

O lilás surge a partir de uma mistura equilibrada entre as cores vermelho e azul. Esse tom está em alta no mundo da moda e promete ser uma das principais cores em 2019, portanto se trata de uma ótima opção para o quarto dos sonhos.

Uma cor adorável e esbanja delicadeza e romantismo para o ambiente!

significado das cores

Azul Marinho: elegância e harmonia

Seja no quarto de bebê tradicional ou montessoriano, o azul marinho é sinônimo de elegância e requinte. Esse tom de azul também é associado à nobreza e costuma ser escolhido para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade.

significado das cores

Amarelo: alegria e criatividade

Da mesma forma que o sol, o amarelo é cheio de vida e energia. O amarelo clarinho é ideal para quartos de menina ou quartos de menino. Os tons mais ‘pálidos’ de amarelo ajudam na concentração. 

Este quarto de bebê mostra que conhecer os significados das cores é muito importante, já que a combinação do branco com o amarelo transmite uma sensação de paz e serenidade.

significado das cores

Branco: paz e frescor

A tonalidade traz calma, tranquilidade e pureza ao ambiente. O branco combina com todo tipo de decoração e cores. O tom é bom para os quartos pequenos, pois a cor ajuda a dar sensação de amplitude ao ambiente. 

É uma ótima ideia combinar o branco com algumas pitadas de cores mais coloridas, como o rosa, azul, verde ou amarelo. 

significado das cores

Bege: requinte e conforto

O bege também é uma cor que transmite calma e está bastante associada ao clássico. Unissex, o enxoval na cor bege harmoniza facilmente com toda a decoração do quarto de bebê, graças a sua neutralidade. 

Nesse ambiente, a cor bege está acompanhada de delicados ursinhos bordados!

significado das cores

Verde: saúde e serenidade

É considerado o tom do equilíbrio e representa a esperança. O verde também está associado à natureza, à tranquilidade e à saúde. É uma ótima escolha para o décor, pois esse tom é considerado perfeito para receber o bebê.

Curiosidades: O verde é a primeira cor que a retina humana reconhece. Pesquisas indicam que a cor verde contribui para a melhora da leitura e cognição. O significado das cores é sempre surpreendente!

significado das cores

Vermelho: originalidade e energia  

vermelho é uma cor bastante enérgica e representativa, por isso é aconselhável que seja misturado com outras cores para amenizar sua força. Quando utilizada na medida certa, essa cor se torna estimulante para a criança. 

Evite pintar muitas paredes do quarto do bebê de vermelho. Se você quiser usar a coloração, opte por usá-la em alguns detalhes da decoração ou do enxoval.

significado das cores

Laranja: vitalidade e otimismo

A cor laranja é a mistura do vermelho com o amarelo, significa alegria e também traz uma personalidade bastante forte ao quarto de bebê.

Para equilibrar a paleta de cores do ambiente, o laranja pode ser harmonizado com a branco e o azul claro, como é o caso desse belo quarto de bebê.

significado das cores

 

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?
Então nos acompanhe também nas redes sociais!

FacebookInstagram (@blogberco) e Pinterest.

Leia mais:

Cama montessoriana colorida deixa quarto de bebê lúdico e divertido

Cama Casinha Montessoriana Cerquinha Branca traz toque lúdico para decoração

Tenda dossel garante decoração funcional e lúdica no quarto de bebê

Decoração montessoriana: 5 camas com design original

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário