HomeDicasVocê sabe como limpar o berço do bebê? Aprenda aqui!
limpar o berço

Você sabe como limpar o berço do bebê? Aprenda aqui!

Tão importante quanto a rotina de cuidados diários com o seu bebê é a rotina de limpeza do quartinho do pequeno, e limpar o berço corretamente é super importante não tem segredo. Afinal é ali que ele passa a maior parte do tempo, principalmente à noite. Mas existe uma maneira correta e eficaz de limpar o berço do bebê? Existem algumas rotinas e dicas, que se seguidas, podem facilitar e muito o dia a dia da mamãe. Manter o berço do bebê sempre limpo e livre de poeira é super importante para a saúde do pequeno, evitando diversos problemas como alergias, dermatites e outras doenças.

 

Como limpar o berço do bebê?

 

limpar o berço

Para limpar o berço do bebê, fuja de produtos químicos

 

Para limpar o berço, use um pano limpo e umedecido em água e retire o pó. Não é necessário utilizar produtos químicos ou perfumados, até mesmo porque eles podem causar alergias no pequeno, e o álcool pode manchar móveis laqueados ou amadeirados. A limpeza com pano úmido pode ser feita diariamente, ou conforme a a necessidade de sua casa. Uma vez por semana, dedique-se a fazer uma limpeza mais minuciosa, aspirando o colchão, o estrado e todos os cantinhos que possam acumular pó.

Se você optou por um berço do tipo portátil ou cercadinho, que geralmente é feito de plástico laminado, não use produtos alvejantes ou solventes químicos para tirar manchas. Utilize apenas um tecido de algodão umedecido em água para limpar, enxugando com outro corte do mesmo tecido seco. Não lave o cercado com água em abundância para evitar o aparecimento de mofo. Na estrutura, utilize tecido de algodão umedecido em água e sabão de coco neutro, limpando-o com outro tecido umedecido em água. Enxugue com um tecido de algodão seco. Observe bem os cantinhos, que é o local mais propício a acumular sujeira, e, se necessário, utilize cotonetes embebebidos em água e sabão neutro para deixar tudo limpinho.

 

Limpeza do berço também passa pela roupa de cama

 

A roupa de cama deve ser lavada semanalmente, inclusive os protetores de berço. Por isso, é importante que você tenha mais de um kit berço para realizar a troca. Na hora da compra, dê preferência para aqueles que possuam zíperes, facilitando a lavagem. Lavar o mosquiteiro também é muito importante, e a tarefa deve ser realizada toda semana. Como geralmente o material dessa peça é delicado, a sugestão é colocar de molho de um dia para o outro, e depois bater rapidamente na máquina na programação leve, e dentro de saquinhos adequados para peças delicadas. Se você não tiver um, pode improvisar com uma fronha de travesseiro amarrada com barbante. Assim, você evita que o mosquiteiro se rasgue durante a limpeza. Para lavar as roupas de cama de seu bebê, prefira sempre sabão líquido apropriado para bebês, eliminando o risco de alergias ou irritações na pele.

 

Quartinho limpo é quartinho saudável

 

Mantenha o quarto do bebê sempre arejado, e fique de olho para que o pó não se acumule nas superfícies. Se você possui uma lixeirinha dentro do quarto, lembre-se de esvaziá-la diariamente e reserve um dia na semana para a limpeza geral: varrer, aspirar os cantos, passar pano no chão e tirar o pó dos móveis. Também é importante lavar as cortinas semanalmente, evitando o surgimento de ácaros, que podem causar problemas respiratórios em seu bebê. Evite sempre produtos com cheiro forte, e retire seu bebê do quarto para realizar a limpeza, esperando pelo menos meia hora para trazê-lo de volta, até que o cheiro do material utilizado desapareça.

 

Leia mais:

– 10 dicas para reconhecer um berço seguro

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário