HomeDicasComportamentoConheça os benefícios da naninha para o sono do seu bebê
naninha

Conheça os benefícios da naninha para o sono do seu bebê

A naninha é um objeto de estimação do bebê que pode ser usado desde os quatro meses de vida até quando a criança já estiver crescidinha. A naninha pode se tornar o melhor amigo do sono de seu filho, pois o objeto será sempre associado a segurança e será reconhecido pelo bebê como algo que lhe traz paz e conforto. A presença de um boneco ou bichinho favorito pode ajudar a acalmar a criança, principalmente na fase em que ela começa a ter pesadelos.

O medo de se separar da mãe na hora de dormir pode gerar estresse no bebê, e é assim que as naninhas, também chamadas de objetos transicionais, entram em cena. Para lidar com essa fase de transição, dê a ele um amiguinho de pelúcia, um brinquedinho de tecido, um cobertorzinho macio, uma fraldinha de pano ou até um travesseirinho fofinho. A naninha tem uma simbologia da figura materna para a criança, lembrando da sensação do colo.

Muitos pais relatam que a criança perde um pouco do interesse quando os brinquedos são lavados. Isso ocorre porque os bebês também o reconhecem pelo cheiro. No entanto, a opinião dos especialistas é a de que eles devem, sim, ser lavados sempre que necessário por questões de higiene.

A recomendação de psicólogos é que após completar dois anos de idade, a criança já deverá ter interesses mais desenvolvidos, e por isso é importante começar a deixar a naninha de lado. Caso contrário, é possível que o senso de individualidade da criança se desenvolva tardiamente.

Confira alguns modelos de naninha para seu bebê:

naninha

Naninha Ovelhinha.

naninha

Naninha coelhinho rosa.

naninha

Naninha cachorrinho azul.

naninha

Naninha em plush com ursinha verde.

naninha

Naninha Bless cáqui com oração ao anjo da guarda.

naninha

Conjuntinho de naninha com pantufas em tecido azul marinho poá.

 

naninha

Naninha de monstrinho.

naninha

Naninhas dos personagens do filme Frozen.

Para adotar uma naninha para o seu bebê, leve alguns aspectos em consideração:

  • Procure objetos que sejam pouco volumosos e que não tenham partes que possam se soltar e acabar na boca do bebê, como botões, por exemplo.
  • Como é normal que os bebês coloquem tudo na boca, certifique-se de que a naninha não tem partes pequenas que se soltam. É importante criar um ambiente seguro para a criança.
  • Naninhas que têm algumas partes salientes, como bracinhos e perninhas, costumam agradar os bebês. Assim, fica mais fácil para eles terem onde segurar.
  • Algumas crianças gostam de segurar alguma coisa para relaxar. Pode ser o cabelo da mãe, uma fraldinha ou a orelha da naninha.
  • Na hora de sair para um passeio ou viagem, é bom conferir se a naninha faz parte da bagagem para não ter choradeira depois.
  • Pode ser uma boa ideia ter um plano B para quando lavar a naninha. Você pode oferecer objetos semelhantes ao bebê, para que ele não se acostume somente com um.
  • Naninhas em formato de bichinhos têm grande chance de agradar! E podem continuar sendo usadas nas brincadeiras quando a criança crescer um pouco.
  • À medida que seu filho cresce, você pode incentivá-lo a deixar o objeto de estimação em casa em algumas situações — de preferência se ele vai para um ambiente já conhecido.

Leia mais:

Conheça as vantagens do saco de dormir para bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário