HomeDicasComportamentoMassagem para fazer o bebê dormir no berço
massagem

Massagem para fazer o bebê dormir no berço

Muitas mamães sofrem quando chega a hora de seus bebês pegarem no sono, pois o grande desafio é que seu pequeno durma a noite toda no bercinho, onde estará mais seguro e confortável. Nessa matéria, falaremos da massagem para o bebê dormir, um dos métodos mais utilizados pelas mamães atualmente. Essa técnica acalma o recém-nascido e parece ser bastante eficaz, mas é preciso fazer no meio da rotina que você estipulou para seu filho.

Na maioria dos casos, eles não querem dormir sozinhos porque preferem adormecer no colinho dos pais, mas existem várias formas de treinar seu neném para dormir no seu cantinho. Algumas delas são bem duvidosas e geram bastante polêmica, no entanto outras são mais comuns.

Massagem para fazer o bebê dormir no berço

A massagem é uma ótima aliada ao sono do bebê.

Esses métodos comuns começam com uma rotina para que seu bebê se acostume com a ideia. Mesmo porque a hora do descanso da mamãe e de toda família também é sagrada, afinal, quem não precisa daqueles minutos de silêncio, paz e de tempo para fazer suas tarefas?

Alguns especialistas afirmam que se o seu pequeno souber o que vai acontecer, ele ficará mais relaxado e irá dormir mais rápido. Algumas mamães preferem fazer a massagem para o bebê dormir antes do banho e outras depois, isso depende de você.

Massagem para o bebê dormir

Antes ou depois do banho do bebê, você pode massageá-lo com movimentos calmos e relaxantes com algum óleo ou hidratante especial para seu filhinho. Esse carinho proporciona uma troca especial entre você e ele, estreitando mais ainda essa relação de amor mãe e filho.

massagem

Alguns passos para a massagem do seu bebê.

Alguns bebês sofrem com a cólica antes de dormir. Talvez, por esse motivo, ele queira dormir no seu colo. Então, procure ficar do lado dele e faça massagens para aliviar as dores do seu pequeno. Além disso, o fato de você estar ao lado dele, o acalmará e passará que o berço é um bom lugar para estar.

Massagem para o bebê dormir: Shantala

Uma das massagens mais conhecidas para fazer seu bebê dormir é a Shantala, conhecida como massagem terapêutica. Sua origem veio da Índia, onde o obstetra francês, Dr. F. Leboyer, viu uma mãe fazendo em seu filho e decidiu mostrar para o resto do mundo como essa técnica é eficaz. A massagem além de fazer os pequenos dormirem, ajuda no desenvolvimento psíquico, e resistência no organismo, de acordo com o Dr. Leboyer.

Passo 1: Para começar, prepare um ambiente confortável e com um óleo especial para recém nascidos. Inicie a massagem pela perninha do bebê, por ser menos sensível que as outras partes. Logo, vá para os pés e delicadamente massageie a parte de cima de cada pé, a parte de baixo e todos os dedinhos.

Passo 2: Vá para a parte de cima do corpinho do pequeno e faça nos bracinhos, das axilas até o punho. Faça o mesmo processo nas mãozinhas e em todos os dedinhos também. Agora, é hora do peito com as mãos abertas de forma delicada, repetindo várias vezes.

massagem

A reflexologia é também, uma ótima opção para relaxar seu pequeno.

Passo 3: Chegou a hora de virar e repetir esse mesmo processo na parte de trás do bebê. Com certeza, ele agora estará bem relaxado. Mas não se esqueça os movimentos de como estivesse retirando leite.

Lembre-se que essa nova fase não é uma quebra de vínculo com seu bebê, você precisa sempre passar que a mensagem de dormir no berço não quer dizer que ele não poderá contar com você. Pelo contrário, é apenas uma etapa que o recém-nascido precisa passar e esse período também pode ser prazeroso, principalmente com esses métodos relaxantes ao lado da mamãe.

O método da Reflexologia é uma massagem bem conhecida, assim como as outras técnicas, seu bebê precisa estar no bercinho, em um ambiente tranquilo e sem barulhos e com uma temperatura em torno de 21º C, mas sobre essa outra solução, você irá conferir na próxima postagem.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário