HomeDicasComportamentoSono Saudável: bebês dormem melhor no berço até os 3 anos, diz estudo
sono saudável

Sono Saudável: bebês dormem melhor no berço até os 3 anos, diz estudo

O berço é um dos principais responsáveis por um sono saudável para o bebê. É nele que o recém-nascido passa grande parte do seu tempo. Mas uma das dúvidas dos pais é até quando a criança deve dormir no berço.

Segundo um estudo recente publicado na revista Sleep Medicine, manter o bebê dormindo no berço até os 3 anos de idade torna o sono do bebê mais saudável. A pesquisa feita por cientistas do Hospital Infantil da Filadélfia, na Pensilvânia, estudou crianças de países como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, através de um aplicativo chamado Bedtime da Johnson.

sono saudável

O resultado apontou que dos 24 aos 30 meses, a porcentagem de crianças dormindo em berços era 34% e entre 30 e 36 meses, apenas 13%. Outros dados indicaram que em todas as faixas etárias e países, o berço foi significativamente associado a:

  • hora de dormir mais precoce;
  • menor latência no início do sono;
  • menos despertares noturnos;
  • maior tempo de sono;
  • aumento da duração do sono noturno;
  • diminuição da resistência na hora de dormir e problemas de sono.
  • melhora na qualidade do sono dos pais.

Alguns cuidados são importantes para um sono saudável

Fazer do berço um lugar agradável também é fundamental. Os bebês são extremamente associativos e brincar durante o dia com o pequeno no berço contribui para que o baby se adapte mais facilmente ao berço. Naninhas também são bem-vindas e ajudam na adaptação.

Evite alimentar o bebê com muita comida momentos antes de dormir. Cerca de 50 a 100 ml de leite materno é o suficiente para que o bebê se sinta confortável para pegar no sono. Observe os desconfortos físicos do neném, são atitudes super importantes manter as fraldas trocadas, verificar se os dentinhos estão doendo e utilizar até um purificador de ar para facilitar a respiração do bebê.

sono saudável

No Brasil, bebês costumam dormir no berço até 2 anos

É comum que as crianças deixem o berço com cerca de 2 anos no Brasil. Alguns pais imaginam que o berço é um lugar que restringe a liberdade dos bebês e que isso pode ser algo desconfortante para eles.

Independentemente dos estudos, especialistas aconselham que os pais conversem antes com seus filhos, a fim de entender qual o melhor momento para fazer a mudança do berço para a cama.

sono saudável

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?
Então nos acompanhe também nas redes sociais!

FacebookInstagram (@blogberco) e Pinterest.

Leia mais:

8 dicas importantes para o bebê dormir no berço com conforto

Cama escorregador é tendência no quarto infantil

Review: Berço Minicama 3 em 1 Dom é versátil e resistente

Significado das cores no quarto de bebê: como escolher a cor ideal?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário