HomeDicasComportamentoMétodos gentis para ensinar o bebê a dormir sozinho
Métodos para ensinar o bebê a dormir sozinho, sem deixar chorar

Métodos gentis para ensinar o bebê a dormir sozinho

Você já ouviu falar dos métodos gentis para ensinar o bebê a dormir melhor? No post de hoje vamos conhecer três dessas técnicas, que têm sido bastante eficientes para muitas famílias e prometem te ajudar a proporcionar uma boa noite de sono ao seu pequeno, sem sofrimento para ambos os lados.

Seguindo essas receitinhas, os pais devem ficar ao lado da criança para ensiná-la a dormir, quebrando associações como embalo, colo, peito e tantas outras. Sendo assim, a ideia é que seu bebê consiga voltar ao sono sem precisar das interferências da família.

 

Métodos simples para ensinar o bebê a dormir sozinho

 

 

Método da Cadeira para ensinar o bebê a dormir

Essa técnica foi desenvolvida pela famosa “sleep lady”, Kim West, e começa com a criação de uma rotina para mostrar ao bebê que chegou a hora de dormir. Depois dessa rotina, vem o momento de colocá-lo no berço ainda acordado, para ensinar o bebê a dormir sozinho.

Em seguida, um adulto deve colocar uma cadeira bem ao lado do bercinho. No entanto, num intervalo que você mesma vai determinar, essa cadeira vai se afastando de onde está o bebê, até chegar ao lado de fora do quartinho. Tente fazer essa etapa de três em três dias.

 

dormir sozinho 8

 

De acordo com esse método, se o bebê chorar, você não deve pegá-lo no colo e sim acalmá-lo dentro do bercinho. Já a cadeira, uma vez afastada, não deve retroceder. A vantagem é que a família pode adequar o tempo de cada fase de acordo com o aprendizado do bebê, ou seja, respeitando o tempo de cada um.

A desvantagem é que, apesar de ser considerada gentil, algumas famílias tem dificuldade de acalmar a criança sem pegá-la no colo, principalmente aquelas que choram e ficam em pé.

 

Método das Encantadoras de Bebê

Segundo a criadora deste método, os bebês devem se adaptar às rotinas da casa e não o contrário. No entanto, é preciso deixar claro o horário e as fases de cada momento. A hora de dormir, por exemplo, deve seguir sempre as mesmas etapas, como alimentação, banho e história.

 

Métodos gentis para ensinar o bebe a dormir sozinho

 

Neste método, o bebê também é colocado no berço acordado, mas quando chorar, a mãe pode acalmá-lo no colo. Depois que estiver mais tranquilo, ele deve voltar para o bercinho ainda acordado.

O bebê não deve adormecer mamando, já que a técnica consiste em ensiná-lo a mamar quando acorda e não para pegar no sono. Os pais devem repetir o processo quantas vezes forem necessárias, mesmo de madrugada, até que o bebê durma sem ajuda.

O lado positivo é que os pais não saem do lado da criança enquanto ela não dormir, o que passa segurança ao bebê. Além disso, funciona bem para tirar a associação de que pra dormir, precisa mamar, ou para a transição do quarto dos pais para o quarto de bebê.

Já o ponto negativo é que fica difícil para mamães que não seguem uma rotina de amamentação. Apesar de acalmar, muitas crianças ficam mais estimuladas do que relaxadas ao serem tiradas e colocadas de volta no berço.

Métodos gentis para ensinar o bebe a dormir sozinho

 

Método 12 Horas de Sono com 12 Semanas de Vida

A técnica foi criada pela brasileira, Susy Giordano, que aos 26 anos já tinha cinco filhos. Esse método é um meio termo entre os que deixam chorar e os sem choro. Nele, os pais não devem sair do lado dos bebês enquanto eles choram, mas também não sugere que os peguem no colo para acalmá-los. Para tranquilizá-los, deve oferecer chupeta (só para o sono), carinhos, brinquedos e naninhas.

Para Susy, os bebês devem se acostumar ao ritmo da casa, com os pais no comando dos horários. A alimentação sugerida é feita de quatro em quatro horas, para que a criança espace mais a mamada e consiga dormir até 12 horas.

 

Como ensinar o bebe a dormir sozinho

 

A desvantagem é que nem sempre é possível que o bebê se adapte à rotina. Na verdade, na maioria das vezes, é a família que muda quase tudo com a chegada de um filho. O fato é que não existe uma receita infalível para ensinar o bebê a dormir sozinho, sem chorar.

Qualquer método de aprendizado requer paciência, a persistência dos pais. Mesmo assim, cada um pode fazer as adaptações necessárias para atender melhor seu bebê. Você não precisa abandonar seu filho chorando, nem chegar à exaustão passando madrugadas acordada. No entanto, apender a dormir sozinho é como fazer uma lição de casa. Os pais podem ficar ao lado da criança, mas não podem fazer a tarefa por ela.

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário