HomeDicasComportamentoDicas de como fazer a transição do berço para a cama
transição do berço para a cama

Dicas de como fazer a transição do berço para a cama

Seu bebê está crescendo e você não sabe quando deve trocar o tão seguro berço pela cama? Fique sabendo que a idade não determina quando o pequeno está pronto para fazer essa transição, e sim suas habilidades motoras e seu psicológico. Também é importante perceber que este é um desafio para a criança, e fazer tudo com afobação, medo e angústia só irá deixar o pequeno da mesma forma. Tenha certeza de que ambos estão preparados para a mudança. A transição do berço para a cama deverá ser feita com muita paciência e amor. Para ajudar vocês, mamães e papais, a descobrir se seu filho está preparado, fizemos uma lista para que possam avaliar a situação, e, caso seja este o momento certo, também damos algumas dicas para que esta seja uma mudança prazerosa para toda a família.

transição do berço para a cama

A criança deve estar confortável com a ideia de mudar do berço para a cama.

Seu filho está pronto para fazer a transição do berço para a cama?

  • O mais importante é que você perceba que ele está preparado para esta grande mudança na vida dele! Este marco costuma acontecer por volta dos dois anos de idade, quando o pequeno já tem certa autonomia e se interessa em fazer as coisas sozinho, como comer sem ajuda, se vestir, e tem o interesse em imitar os adultos nos afazeres do dia a dia. Mas não fique ansioso, não existe uma idade certa para fazer esta mudança, respeite o tempo do seu filho, cada criança tem seu próprio timing, e tudo acontecerá de forma natural e tranquila.
  • Se ele constantemente tenta escalar o berço para sair – este é um dos principais indícios de que seu bebê está crescendo e precisa passar para a cama o mais rápido possível. Assim você irá evitar acidentes que possam ocorrer durante uma tentativa de fuga do berço.
transição do berço para a cama

Se o seu bebê já está em processo de fuga, melhor evitar acidentes e trocar o berço para uma caminha.

  • Ele insiste em deitar sobre almofadas, cobertores, lençóis e busca outros lugares para dormir – esta é uma prova de que o seu pequeno está pedindo para sair do berço, e se sente pronto para a fazer a transição do berço para a cama.
  • Pergunte, aleatoriamente, para a criança qual a opinião dela a respeito de trocar o berço por uma cama, igual o papai e a mamãe. Vai amadurecendo, aos poucos, a ideia na cabecinha dela. Se a criança demonstrar interesse e ficar empolgada constantemente com a ideia, seu pequeno estará pronto e a transição do berço para a cama será mais tranquila. Caso não goste muito, aguarde mais um pouco, com o tempo ela irá mudar de ideia.
  • Ele está muito grande e o berço está ficando pequeno e desconfortável – esse é o limite imposto pelo próprio berço. Seu bebê já não cabe mais entre as grades e precisa de um espaço maior. Este momento costuma ocorrer por volta dos quatro anos de idade, mas tudo depende do tamanho do seu filho, pode acontecer antes ou depois dessa idade.

Agora que você já identificou que o seu filho está pronto para fazer a transição do berço para a cama, prepare-se, este marco de desenvolvimento na vida da criança é muito importante e a transição será um pouco trabalhosa, assim como o desfralde, a mudança da mamadeira para o copinho, e tantas outras transições que o pequeno passa ao longo dos primeiros anos de vida.

Algumas dicas para ajudar na transição do berço para a cama

  • Prepare a casa para um pequeno curioso – feche janelas, tomadas, tranque gavetas, coloque portões na frente das escadas e tenha certeza de que não há nada perigoso ao alcance da criança.
  • Inclua a criança em todo o processo da troca e peça ajuda – se você vai comprar uma mini cama, peça para o pequeno ajudar na escolha. Se o berço é daqueles modelos que viram caminha, peça ajuda para desmontar. Deixe que ele veja a cama tomando forma, este é um marco na vida da criança, mais um desafio, e é importante que ela se sinta bem emdurante todo o processo. Incluí-la em todas as etapas ajudará na aceitação.

Confira abaixo alguns modelos de mini cama da Grão de Gente para comprar do conforto do seu lar

  • Se caso você decidir fazer uma surpresa para a criança, faça do momento da descoberta uma festa! – Enfeite o quarto com balões, brinquedos, e demonstre que você está tão empolgado quanto ela com toda essa novidade.
  • Caminha montada, o dia foi uma verdadeira festa! Hora de dormir, e você percebe uma grande resistência do pequeno para dormir. Não é pelo local ser diferente, mas pela liberdade que ele tem agora de sair e passear pela casa quando quiser. Você irá precisar de uma nova rotina, após o banho, leia um livro, conte uma história, e diga que já é hora de dormir. E o mais importante e trabalhoso, leve o pequeno de volta quantas vezes forem necessárias.
  • Espere o sono chegar para leva-lo para cama. Atrasar em meia hora o horário de dormir já ajuda, assim, o pequeno estará mais cansado e não conseguirá lutar por muito tempo.
  • Fique por perto nos primeiros dias, é importante que ele veja que não está só. A criança pode se sentir um pouco insegura e procurar por companhia. Converse e explique que é hora de dormir, e que você estará pertinho para atende-lo, caso precise.
  • Prepare-se! Ele vai pedir de tudo, água, comida, outra historinha, vai tentar deitar na sua cama, vai querer fazer xixi mais vezes que um velhinho com incontinência urinária, mas seja firme e leve-o de volta quantas vezes precisar. Não caia no truque do papo! Seu pequeno é muito inteligente e vai puxar conversa para manter você ali e ele acordado.
  • Se possível, apague todas as luzes da casa, a criança precisa entender que é hora de dormir e que a casa toda já está dormindo, só falta ela.
  • Mantenha a calma e fique tranquilo. Não brigue e nem grite, apenas leve-o de volta e seja firme:”é hora de dormir”. Com o tempo essa batalha noturna vai diminuindo até que a novidade acaba, e ele dorme normalmente. Tenha paciência, e tudo vai se encaixar naturalmente.

Agora, boa sorte com seu bebê na transição do berço para cama! Muita paz e tranquilidade! Vai dar tudo certo! Logo você irá se surpreender em ver como seu filho está crescendo rápido e se tornando uma pessoa independente.

 

Leia mais

– Cama montessoriana pode ser usada no lugar do berço

– Berço Mila é o primeiro a seguir as novas regras do Inmetro

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*