HomeDicasComportamentoAdormecer no berço melhora o sono do bebê
Sono do bebe

Adormecer no berço melhora o sono do bebê

Você sabia que dormir no berço pode melhorar o sono do bebê? Bebês pequenos geralmente mamam até adormecer. Mas como ainda têm o estômago bem reduzido, eles acordam com fome a cada duas ou três horas. Depois disso, enchem a barriguinha de leite e caem no sono novamente. As mamães de primeira viagem não precisam ficar preocupadas, pois este é exatamente o comportamento esperado nos primeiros meses de vida e não deixará seu bebezinho cansado.

Entretanto, de acordo com especialistas, este hábito começa a prejudicar o descanso do bebê a partir dos seis meses. Nesta fase, devido ao desenvolvimento motor, eles acordará com mais frequência durante a noite e será mais difícil voltar a dormir. Se ele só sabe dormir no colo, provavelmente vai buscar a mesma ferramenta para adormecer. Se ele sempre dorme mamando, toda vez que despertar, vai precisar do seio para voltar ao sono, sem necessariamente precisar do leite.

 

shutterstock_109903673

 

Estabelecer uma rotina é fundamental para o sono do bebê

Por isso, pediatras desaconselham que o bebê durma no seio depois dos quatro meses. Afinal, se estiver acostumado a pegar no sono no berço, ao acordar, vai se sentir confortável, num ambiente conhecido, e voltará ao descanso.

Estabelecer uma rotina para o sono do bebê pode parecer um assunto batido, mas a verdade é que trata-se de um tema muito importante para o seu bom desenvolvimento e o bem estar de toda a família. Afinal, se um bebê dorme mal em casa, todos os moradores sofrem as consequências.

Para começar, é preciso expor a criança à luz do dia, desde recém-nascida. É fundamental deixar os estímulos como brincar, cantar e passear sempre para esse período. Durante a noite, o melhor a fazer é reduzir a luz da casa e estimular o mínimo possível.

 

shutterstock_377609287

 

Os bebês necessitam da rotina para aprender. Eles aprendem com a repetição e uma rotina do sono vai ajudá-lo a relaxar. Desvincular o ato de adormecer do colo, ou da mamada, vai tornar esse momento mais tranquilo e possibilitar que ele volte a dormir com facilidade sempre que despertar durante a madrugada.

Não quer dizer que a mamãe precisa abandonar o bebê no berço e sim que é possível colocá-lo no bercinho assim que estiver sonolento, aconchegá-lo e deixar que adormeça num ambiente que ele vai reconhecer. Tudo com muito afeto e gentileza, somente à partir dos três ou quatro meses.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário