HomeDicasComportamentoComo convencer seu bebê a dormir no berço
Bebê dormindo

Como convencer seu bebê a dormir no berço

O bebê e o berço, missão possível!

Este é certamente um assunto importante que tira o sono dos pais, principalmente se se o bebê costumava dormir no quarto do casal. Desta forma, será preciso mais que acostumá-lo ao berço, apresentá-lo todo um novo ambiente. Preparamos uma seleção com  diferentes dicas de especialistas e mamães para que você misture os métodos conforme as suas possibilidades, afinal cada criança é diferente e pode precisar de uma abordagem especial. Não desanime! Em breve, seu bebê estará dormindo tranquilo no bercinho, como vocês sempre sonharam.

Bebê no berço

Vamos começar:

Se a sua criança dorme atualmente na cama dos pais, procure fazer essa mudança de forma gradativa, pois, para ela, esse também é seu quarto.

Um passo a passo poderá ajudar:

  • O primeiro passo pode ser dormir com seu bebê em um colchão durante três dias, assim você mudará de cama, mas permanecerá junto dele, no mesmo cômodo.
  • Depois, passe o seu colchão para o quarto do bebê e durma lá com ele mais três dias. Desta forma, ele sentirá a transição de ambiente, mas não perderá sua companhia.
  • Por final, chega a fora de colocá-lo no berço, mas não espere que adormeça, já que a ideia não é enganá-lo. Então, você se deita no colchão, ainda no chão ao lado do bercinho. Essa fase será a mais difícil, se ele chorar, acalme com paciência e, se preciso, pegue no colo, mas não volte com ele para o colchão.

Na primeira noite, converse com seu bebê e explique que aquela agora é sua caminha. A partir disso, é bebê no berço e pais revezando o colchão no chão. Finalmente, quando sentir que tudo se tranquilizou, é hora de voltarem para o quarto do casal.

Mais dicas!

Outras dicas imperdíveis estão ligadas a rotina da criança:

  • Estabeleça hábitos consistentes na hora de dormir, mais longos ou rápidos, o importante é que tragam calma e conforto. Primeiro, canse seu bebê durante o dia. Pouco antes de todos da casa dormirem, você pode começar com um lanche, um banho morno para deixa-lo sonolento e depois um livro infantil. Pode ser que uma clássica canção de ninar funcione melhor com seu bebê, ou mesmo um tempinho brincando com seus bichinhos no berço. Observe se uma dessas atividades deixa sua criança agitada e descarte.
  • Outra maneira muito usada pelas mamães é começar essa transição com a soneca da tarde. Durante o dia, brinque no quarto e coloque seus brinquedos preferidos no berço, mostre como é gostoso dormir lá. Ao fazer isso, você estabelece que este é um lugar seguro e divertido.
  • Gradualmente, deixe de ninar seu bebê para dormir e ajude que ele aprenda a adormecer sem contato humano. Diminua o tempo devagar e repare quando sua criança fica sonolenta e capaz de pegar no sono sozinha. Além disso, controlar a iluminação e o barulho também ajudará a dormir melhor.

 

Lembre-se, esse pode ser um processo lento e as primeiras noites no berço terão interrupções de sono. Haverá momentos em que será preciso voltar ao quarto de bebe para confortá-lo, mas evite leva-lo para a cama dos pais novamente, pois pode entender que a rotina mudou outra vez. Por isso, precisará de paciência e determinação para mudar um hábito tão importante. Acredite, no final, vai ficar tudo bem!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário