HomeDicasComportamentoCaixa de papelão para bebês: idéia se espalha pelo mundo
_94870125_caixa1

Caixa de papelão para bebês: idéia se espalha pelo mundo

 

Você adotaria uma caixa de papelão para bebês? Pois saiba que a tradição finlandesa de colocar recém-nascidos para dormir em caixas de papelão está se espalhando pelo mundo. Na semana passada (março de 2017), o estado americano de New Jersey foi o primeiro a adotar a medida, e a perspectiva é que outros territórios pelos Estados Unidos faça o mesmo. Estranho?

 

_94870125_caixa1

Caixa de papelão para bebês. Fonte: The Baby Box Company

 

 

A ideia começou na Finlândia em 1930, como uma medida para evitar a morte súbita infantil. A chamada Síndrome da Morte Súbita Infantil, que ocorre quando um bebê aparentemente saudável morre sem explicação, normalmente durante o sono, já foi relacionada em pesquisas à forma com que o bebê dorme.

A tradição de manter as caixa de papelão para bebês até hoje é considerada o principal motivo para que a Finlândia tenha uma das taxas de mortalidade infantil mais baixas do mundo: cada bebê que nasce por lá recebe uma caixa de papelão com presentes presentes como roupa, um colchãozinho já do tamanho da caixa e lençóis.

Países com África do Sul e México também adotam a caixa de papelão para bebês, que é distribuída pelo sistema público de saúde de lá. Os pesquisadores finlandeses afirmam que a caixa é uma ferramenta eficaz para fazer com que o bebê durma na posição correta e aquece-lo adequadamente.

 

Caixa de papelão para bebês não é unanimidade

O governo finlandês destacou estar consciente do interesse global em seu projeto e que, com frequência, oferece assessoria a outros países. De fato, realiza apresentações em embaixadas. Mas nem todo mundo está convencido de que a caixa é a melhor forma de ajudar.

 

caixa de papelão para bebês

Kit de caixa de papelão para bebês distribuído na África

 

Colin Pritchard, professor da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, estuda mortalidade infantil e acredita que o sistema tem “sentido teoricamente”, por dar ao bebê um local para dormir além da cama dos pais e poder reduzir os casos de morte súbita por asfixia. No entanto, acredita que o efeito é pequeno.

Ele argumenta ser mais importante criar mecanismos para reduzir a pobreza, fazer com que os pais deixem de fumar e melhorar a educação dos pais e os cuidados que eles terão com os filhos para frear a mortalidade infantil.

E você? Colocaria seu recém-nascido para dormir em uma caixinha dessas?

 

Leia mais:

 

– Curiosidade: berços diferentes e criativos para inspirar

– 10 Berços criativos para inspirar mamães originais

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*