HomeDicasComportamentoMaternidade holandesa usa berço acoplado à cama da mãe
berço acoplado à cama da mãe

Maternidade holandesa usa berço acoplado à cama da mãe

Para reforçar o vínculo mãe e filho desde o nascimento, a maternidade holandesa do hospital Gelderse Vallei passou a usar um berço acoplado à cama da mamãe, possibilitando que ela possa cuidar diretamente do seu bebê, sem depender da intervenção das enfermeiras. Além de tornar a amamentação mais fácil, porque o bebê está próximo, a mãe dorme melhor e se sente mais capaz de cuidar de seu filho quando estão juntos 24 horas. De acordo com especialistas, as mamães rapidamente aprendem a distinguir o choro de seu filho e não costumam despertar quando outro bebê chora por perto.

 

2

Especialmente depois de uma cesárea, o berço acoplado  tem grandes vantagens, diz a explicação no site do hospital. Durante nove meses de gravidez, a mãe e o bebê dividiram um único espaço. Depois do parto, é fundamental que eles continuem muito próximos. Assim, a criança sente o cheiro materno, mantém o contato e pode ser atendida mais rapidamente, caso sinta fome, frio ou qualquer outro desconforto. A mãe também fica mais tranquila e segura, perto do filho. Quem sabe a moda pega e o bercinho acoplado chega às maternidades brasileiras?

No Brasil, atualmente, as maternidades oferecem o alojamento conjunto para que o bebê fique no mesmo quarto que a mãe desde as primeiras horas do nascimento, incentivando a primeira amamentação e o vínculo mãe e filho.

Desde 1993, com a portaria 1016, o Ministério da Saúde aboliu a rotina de encaminhamento dos recém-nascidos para o berçário. Desta forma, a separação só pode acontecer com motivos médicos relatados no prontuário ou a pedido da mamãe por escrito.

 

Berço acoplado para o quarto dos pais

Você também pode levar esse conforto e proximidade para a sua casa! Basta escolher um dos lindos modelos de berço acoplado ou mini berço para colocar ao lado da sua cama durante os primeiros meses do recém-nascido. Alguns fabricantes brasileiros já produzem ótimas opções destes bercinhos e você vai encontrar uma que caiba no seu orçamento.

 

berço acoplado

Berço acoplado Next2Me, fabricado pela Chicco.

 

Mamães adeptas da cama compartilhada encontraram no berço acoplado a solução segura para manterem seus bebês por perto nos primeiros meses de vida. Essa opção de berço incentiva a amamentação noturna, que melhora o sistema imunológico e o desenvolvimento da criança. Depois que o bebê crescer, ainda pode ser adaptado como poltroninha para decorar o ambiente.

Saiba todos os detalhes sobre o berço acoplado na matéria abaixo:

 

Berço acoplado: pertinho dos pais com segurança

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário