HomeBerçosComo pintar o berço do bebê de forma segura
Pintar berço de forma segura

Como pintar o berço do bebê de forma segura

O berço é um dos primeiros itens que os futuros papais e mamães pensam, enquanto aguardam a chegada do bebê. Embora seja um móvel que, quase sempre, seja vendido já acabado, algumas famílias optam por customizá-lo, em busca de mais personalidade na decoração do quarto do bebê. Mas é preciso atenção redobrada e pesquisar bastante para pintar o berço de forma segura.

Pintar berço de forma segura

Para pintar o berço, é importante pesquisar e escolher uma tinta segura para o bebê

O principal ponto de atenção é a escolha da tinta. Existem versões especiais, que podem ser aplicadas em berço e quartos de criança. Há tintas que são atóxicas, sem compostos orgânicos voláteis (os chamados COV) e as naturais. Independente do tipo escolhido, a tinta nunca deve conter chumbo, componente perigoso e que pode provocar envenenamento.

O perigo do chumbo

No Brasil, já está proibida a fabricação de tintas que contenham chumbo, mas é preciso atenção quando reaproveita-se móveis antigos (incluindo os berços). É grande a chance dele ter sido pintado com uma tinta que contenha o elemento químico. A situação é potencialmente perigosa conforme o bebê cresce e passa a morder partes da madeira, entrando em contato direto com o chumbo. Caso o berço do seu bebê seja usado, e de um modelo mais antigo, vale a pena consultar um especialista para verificar a procedência da pintura, e refazê-la se necessário.

pintar o berço

O berço é um dos locais onde o bebê vai passar mais tempo, nos primeiros meses de vida

Sem COV

Aquele cheiro de tinta, que em muitos casos é bem forte, tem ligação com os chamados compostos orgânicos voláteis (COV). São os gases emitidos no ar pelas tintas, que podem ocasionar a sensação de tontura ou enjoo. Então na hora de escolher a tinta, certifique-se que a marca não use COV. Em alguns casos, os rótulos utilizam o termo “no VOC” ou “VOC Free”.

Natural é melhor

Quanto mais natural, melhor. E isso vale para o berço do seu bebê também. Tintas produzidas a base de produtos naturais, como óleos vegetais, corantes minerais e laticínios, são as melhores opções para customizar o berço de forma segura.

Pintar o berço de forma segura

É importante pesquisar e ler os rótulos da tinta escolhida antes de pintar o berço

Tintas atóxicas

Procure também sempre o termo “atóxico”. Mas lembre-se que ele está relacionado a diversas definições, então leia sempre o rótulo da tinta para pesquisar sobre os seus componentes.

Outra dica importante é quando pintar o berço. Lembre-se que, mesmo escolhendo uma opção segura, o ideal é realizar qualquer tipo de reforma antes do nascimento do bebê, pois mesmo os aromas mais suaves podem incomodar a organismo ainda frágil do recém nascido. Também vale lembrar que durante a gravidez, a mulher não pode entrar em contato com produtos tóxicos. Consulte seu médico sobre quais outros componentes químicos evitar. Planeje com calma durante a gravidez, aproveite para passear por lojas especializadas e esbanje criatividade!

 

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?

Então nos acompanhe também nas redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogberco) e Pinterest.

 

Leia Mais

Como arrumar o berço para o bebê dormir?

Você sabe como limpar o berço do bebê? Aprenda aqui!

Tendência: Berço colorido dá vida ao quarto de bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*