HomeBerçosDicas de cuidados com o colchão do berço
cuidados colchão do berço

Dicas de cuidados com o colchão do berço

O colchão do berço é de fundamental importância para o desenvolvimento do bebê. Afinal, nos primeiros meses de vida, os bebês chegam a dormir 18 horas por dia. Já falamos aqui no blog sobre os pontos que devem ser observados na compra do colchão para o berço. Hoje, vamos falar sobre os cuidados com a peça, levando em conta a sua durabilidade e a saúde do bebê.

cuidados colchão do berço

Limpeza do colchão do berço

A limpeza do colchão do berço deve ser feita semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Use um aspirador de pó, certificando-se que o bocal do aparelho esteja bem limpo. Se você não tiver como aspirar, use uma escova com cerdas macias e que esteja nova, para ser utilizada apenas para a limpeza do colchão. Mas um lembrete: aspirar é a forma mais eficiente para a retirada do pó.

O próximo passo é usar um pano limpo, embebido em uma mistura de água com vinagre de álcool, em toda a superfície do colchão. Se precisar tirar alguma mancha, inclua um pouco de bicarbonato de sódio à solução. Caso o bebê utilize travesseiros, também é importante higienizá-los da mesma forma.

Deixe o sol entrar

Diariamente é importante arejar o quarto do bebê, abrindo todas as janelas e cortinas. Aproveite o momento para deixar o colchão exposto ao sol. Se não for possível todos os dias, tente pelo menos uma vez por semana. Não é necessário tirar toda a roupa de cama. Escolha um lado, e puxe um pouco o lençol deixando parte do colchão exposto. Essa medida ajuda na eliminação dos ácaros e protege o bebê de reações alérgicas. E uma vez ao ano, os especialistas recomendam a exposição do colchão inteiro ao sol, por um período de pelo menos 6 horas.

Precisa virar o colchão?

Sim, principalmente quando é novo. Nos seis primeiros meses de uso, vire a peça a cada três semanas, lembrando também de rodar no sentido 180° (do pé para a cabeça). Depois desse período, esse processo deve ser repetido a cada três meses.

Protetor impermeável

Para proteger o colchão de vazamentos e aumentar sua durabilidade, um protetor impermeável é fundamental. Opte por uma versão que seja lavável e certifique-se que fique bem ajustada ao colchão. Atualmente existem opções no mercado voltadas ao combate dos ácaros e umidade.

Roupa de cama

Na hora de escolher a roupa de cama do berço, sempre opte por peças 100% algodão. O lençol deve ser trocado pelo menos duas vezes por semana, e protegido diariamente por um cobre-leito. Ele vai proteger o lençol da poeira, e deve ser retirado sempre que o bebê estiver no berço (inclusive nas sonecas).

Essa periodicidade de troca também vale para fronhas de travesseiros, almofadas e kit berço. É importante higienizá-los sempre, para proteger o bebê dos ácaros que se acumulam todos os dias.

É importante frisar que essas recomendações são válidas para os colchões de berços de crianças saudáveis. Se o seu bebê apresenta alguma alergia respiratória já diagnosticada, consulte o pediatra sobre as melhores medidas na higienização do berço e do quarto do bebê.

 

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?

Então nos acompanhe também nas redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogberco) e Pinterest.

 

Leia Mais

Dicas para escolher o colchão de berço ideal

Bebê seguro e quentinho no berço no Inverno

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário