HomeBerçosComo escolher o berço do seu bebê
bebe no berço

Como escolher o berço do seu bebê

Essa perguntinha difícil não sai da sua cabeça desde os primeiros meses de gravidez?

Você já leu uns mil artigos sobre o tema, mas fica ansiosa com a possibilidade de esquecer algum detalhe importante bem na hora de escolher o berço certo? Fique tranquila, você não está sozinha! Afinal, será neste cantinho que o seu filho passará grande parte do seu primeiro ano de vida. Aproveite para repassar os pontos fundamentais desta busca incessante pelo móvel ideal e confie no seu bom senso de mamãe cuidadosa. Desta forma, você vai encontrar a solução perfeita para o quarto de bebê dos sonhos, com conforto, bom gosto e proteção na medida!

Segurança

A primeira preocupação das mamães na hora de escolher o berço é, de longe, a segurança. Para começar, confira se o mobiliário está de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além das recomendações do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Depois disso, confira nossa lista com os principais detalhes que você deve exigir para proteger seu filho contra acidentes:

  • Prefira móveis com formas arredondadas, sem detalhes com quinas, rebarbas ou arestas;
  • Parafusos auto-atarraxantes, com porca cilíndrica ou bucha americana;
  • Cuidado com a medida dos vãos entre as grades, eles não podem ter mais de 6.5 cm, nem menos de 4.5 cm, para que o seu bebê não enfie pés e mãos;
  • Atenção também com a distância entre as grades e o estrado. Ela deve ser menor que 2.5 cm;
  • O topo das grades e o estrado precisam estar a, no mínimo, 60 cm um do outro, para evitar quedas;
  • Adesivos ou rótulos não poderão ser colados em partes internas e laterais;
  • As partes móveis devem receber um sistema de travas, assim como modelos que tenham rodinhas;
  • As grades laterais devem ser fixas, enquanto os estrados podem ser reguláveis, desde que tenham travamento;
  • O melhor material para o berço ideal ainda é a madeira, mesmo sendo MDF. Preste atenção no tipo de pintura ou revestimento, que precisa ser atóxico.

Estilo

Depois de analisar todos os itens de segurança, é claro que você vai procurar pelo berço mais lindo que já viu! Se você já deu início à decoração do quarto de bebê, basta encontrar um móvel que combine com o estilo escolhido, podendo ser moderno, clássico, provençal, rústico ou contemporâneo. Por outro lado, você pode se apaixonar por um bercinho e decidir inspirar todo o ambiente no clima do móvel.
Os clássicos berços brancos ainda são as estrelas da decor, mas os móveis coloridos vêm ganhando cada vez mais espaço. Principalmente, entre os pais que decidem aproveitar berços antigos da família. Vale ressaltar, berços básicos, com poucos detalhes, acumulam menos poeira e vão deixar seu enxoval brilhar!

Modelos

Considere ainda, seu espaço e necessidades. O mercado de móveis infantis tem trazido muitas novidades ano a ano e, certamente, uma delas será perfeita para receber seu grande amor com o conforto que você tanto deseja. Que tal conhecer os dez modelos mais usados pelas mamães modernas?

Berço Americano: o mais comum hoje em dia, com 1.30 m de comprimento por 70 cm de largura, podem ter rodinhas com travas.

Berço Cômoda: solução prática para espaços menores e ideal para quartos com duas crianças.

berço comoda

Foto: Grão de Gente

Berço Moisés: Se você não vai colocar o bebê para dormir diretamente no quarto dele, o bercinho moisés, ou cesto é uma opção para o recém-nascido ficar no seu quarto, ao seu lado, mas com conforto.

mbercomoises

Foto: Casas Bahia

Berço Mini Cama ou Funcional: Esse berço é para aqueles pais que querem economizar e facilitar a vida dos filhotes. Com ele, você não precisa se preocupar quando for a hora do bebê deixar o berço e também facilita o processo, já que alguns bebês estranham essa troca.

berco minicama

Foto: Grão de Gente

Berço Oval ou Redondo: O Berço Oval é diferente e deixa o quarto do bebê lindo, mas certifique-se de que é isso que você quer e observe as normas de segurança.

berco redondo

Foto: Tutti Bebe

Berço Provençal: As origens do estilo provençal remetem ao Sul da França, na região da Provença. Deixam o quarto do bebê elegante, delicado e romântico.

berco provencal

Foto: Grão de Gente

Berço de Vime: Existem vários modelos de berços de vime ou cesta, com rodinhas, moisés, decorados. Mais uma opção para as mamães que ainda estão na dúvida de qual berço comprar para os seus filhotes.

berço vime

Foto: Pinterest

Berço Camping ou Desmontável: Ótimos para famílias que viajam muito para casa de amigos e parentes constantemente. Com ele, você terá um lugar pra o bebê dormir confortavelmente seja onde for.

berco portatil

Foto: Americanas

Berço Acoplado ou Co-sleeper: O berço que você acopla na cama é muito usado nos Estados Unidos e na Europa e aos poucos vem conquistando as mamães brasileiras.

berço acoplado

Foto: Pinterest

Berço de Ferro: Dão um charme especial ao quarto da criança, porque o móvel de ferro geralmente tem traços vintage e formatos coloniais, dando um toque de “realeza”. Fique atenta à pintura.

berço ferro

Foto: Pinterest

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário