HomeBerçosCuriosidade: caixa de papelão para bebê está conquistando o mundo
download-1

Curiosidade: caixa de papelão para bebê está conquistando o mundo

Já ouviu falar da caixa de papelão para bebê dormir? Pode parecer estranho para as mamães brasileiras, mas esse método, criado na Finlândia, está conquistando vários países. Há 75 anos, todas as mulheres grávidas do país recebem um kit de maternidade do governo, que contém saco de dormir, roupas de inverno, produtos de banho para o bebê, roupas de cama, uma caixa e um pequeno colchão.

caixa de papelão para bebê

Com o colchão no fundo, a caixa tornou-se a primeira cama do bebê. Muitas crianças, de todas as classes sociais, têm seus primeiros cochilos dentro da segurança das quatro paredes da caminha de papelão. As grávidas, na Finlândia, podem escolher entre receber a caixa ou um valor em dinheiro, atualmente fixado em 140 euros (mais ou menos R$ 500 reais). Mas, 95% das mulheres optam pela caixa, já que os produtos que acompanham valem muito mais. É interessante saber que essa caixa se tornou um símbolo de ideia de igualdade e ainda sim, mesmo sendo de papelão, uma demonstração de preocupação das mamães com seus filhos.  caixa de papelão para bebê

Em entrevista ao site da BBC, a professora do Instituto Nacional de Saúde e Bem-estar de Helsinque, Mika Gissler, disse acreditar que esse método ajudou a diminuir o nível de taxa de mortalidade infantil, morte súbita e também fez com que os bebês deixassem de dormir ao lado dos pais sem nenhuma proteção.

Mesmo com as novas tecnologias, a caixa de papelão e o kit maternidade seguem firmes na Finlândia, porém, sua finalidade é que mudou. Se antes a caixa era um socorro indispensável para as famílias que necessitavam, hoje, une gerações e é um símbolo de igualdade.

CAIXA DE PAPELÃO PARA BEBÊ DORMIR PELO MUNDO:

A ideia finlandesa está se disseminando pelo mundo, do México ao sul da Ásia, passando por países como África do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. O governo da Cidade do México, por exemplo, colocou o projeto “Cunas CDMX” (cunas significa ‘berço’, em espanhol), que consistia em dar 10 mil kits com caixa para o bebê. Foi feito também um estudo-piloto realizado pela Universidade de Stellenbosch, na África,  que constatou que quanto mais o governo dava esse kit, mais as mamães compareciam aos exames pré-natais.

A caixa finlandesa também foi adotada no sul da Ásia, onde a estudante Karima Ladhani desenvolveu o projeto “Barakat Bundle’, que entrou em vigor num hospital rural da Índia. Outro projeto piloto foi lançado no hospital Queen Charlotte’s and Chelsea, em Londres, no Reino Unido. Há projetos em curso também na Austrália e no Canadá.

Para quem ainda não vive nos países onde a caixa é distribuída pelo governo, há opção de comprar o kit. Duas empresas especializadas vendem o produto: a The Baby Box Co (a partir de 70 euros) e a Finnish Baby Box (a partir de 399 euros) – por enquanto, nenhuma das duas entrega no Brasil.

caixa de papelão para bebê

Os especialistas explicam que não é uma boa ideia adaptar a caixa, já que aqui no Brasil ainda não tem. O pediatra Renato Santos Coelho, em entrevista à revista Crescer, acredita que o caminho não é esse. “O bebê pode dormir no próprio berço ao lado dos pais ou até dormir em um carrinho (desde que completamente deitado e não sentado).

A ORIGEM DA CAIXA DE PAPELÃO PARA BEBÊ DORMIR:

Nos anos 30, na Finlândia, a taxa de mortalidade infantil era extremamente alta: a cada mil bebês que nasciam vivos, sessenta e cinco morriam. Pensando nisso, uma tradição foi criada pelo governo do país, a ponto de desenvolver um kit maternidade para toda grávida: roupas, lençóis, brinquedos e uma caixa para dormir. De acordo com a pesquisa State of the Word’s Mothers, divulgada pela ONG Save the Children, nos dias de hoje, a Finlândia é o melhor país para ser mãe.

caixa de papelão para bebê

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário