HomeBerçosBerço montessoriano para o quarto de bebê moderno
berço montessoriano

Berço montessoriano para o quarto de bebê moderno

Se colocar no lugar da criança, ver pela ótica dos bebês e imaginar como enxergam tudo ao redor é super importante! Desta forma, fica mais fácil preparar o ambiente montessoriano que faz cada vez mais sucesso nos dias de hoje. A proposta, desenvolvida pela médica e educadora Maria Montessori, é criar um espaço para  que a criança cresça com autonomia.

Ela deve conseguir tocar o chão para ter liberdade de movimento. Contudo, essa ideia pode assustar alguns pais.  Afinal, como deixar um bebê tão pequeninho em um colchão?  Uma boa dica, no início, é utilizar o mini berço Moisés ou o berço montessoriano – novidade no mundo materno.

berço montessoriano

O berço montessoriano é uma ótima opção para as mamães – que ainda acham muito ‘radical’ colocar o bebê fora do berço.

Para quem gostou da ideia, a organização original do quarto montessoriano inclui brinquedos acessíveis, mobílias que contemplam aspectos de segurança (travas de segurança, protetores de silicone e bordas arredondadas), espelhos acrílicos instalados ao alcance dos olhos do bebê, uma barra, que é um varão de cortina para que a criança desenvolva a habilidade de caminhar e chão forrado com tatame ou tapete de EVA para que se mova com firmeza.

O cérebro do bebê interpreta a partir do toque das mãos. Para isso, é aconselhável usar texturas, brinquedos diferentes que desenvolvam o sistema motor, o movimento de pinçar e um cantinho de leitura para quando ele crescer. Alguns especialistas optam por colocar pequenos desníveis/degraus para desenvolver a força do bebê.

O quarto montessoriano é dinâmico e acompanha o desenvolvimento da criança possibilitando mais e mais estímulos e autonomia conforme ela cresce. De acordo com especialistas, diferente do pensamento do método montessoriano, o berço pode ser usado nos primeiros meses para deixar o bebê seguro e não exposto as correntes de ar e perigos, enquanto a mãe se dedica por alguns minutos a outras atividades.

Quer algo que lembre o estilo montessoriano para seu pequeno? Ao invés do colchão no chão, por que não optar por um berço montessoriano? Essa ideia é simples, linda e  muito interessante.

berço montessoriano

Quando seu bebê crescer, você pode tirar as grades do berço e deixar ele um estilo berço montessoriano.

Dica: a armação de madeira permite o uso de cortinas, mosquiteiros ou móbiles pendurados em sintonia com a decoração.

ATENÇÃO: para as mamães que estão pensando nessa possibilidade de quartinho – com ou sem berço – a educadora Marcia Righetti sugere que os pais se coloquem na posição das crianças na hora de montar o quarto de bebê e ver se o ambiente oferece riscos ou não. Tomadas e objetos pontiagudos devem ficar de fora do ambiente da criança. O objetivo do quarto montessoriano é proporcionar autonomia aos pequenos, mas é preciso tomar uma série de cuidados.

Leia mais: 

Berço Americano: a melhor escolha

Mini Berço Moisés: compacto no tamanho e enorme em conforto e praticidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Comentário

Deixe um comentário