HomeBerçosBerço Inteligente: projetos de alta tecnologia pipocam pelo mundo
berço inteligente

Berço Inteligente: projetos de alta tecnologia pipocam pelo mundo

 

Já imaginou um berço inteligente, capaz de fazer seu filho dormir, identificar o tipo de choro e até fazer uma avaliação geral da saúde do pequeno? Parece coisa de ficção científica, mas essa é uma realidade que pode estar mais perto do que você imagina. Com o rápido avanço da tecnologia, projetos inteligentes são cada vez mais comuns no dia a dia, e chegam para facilitar nossas vidas em diversas áreas. No trato com bebês e crianças não poderia ser diferente, e atualmente diversos projetos direcionados a pais e mães estão em elaboração. Alguns dizem respeito a berços completamente diferentes do que conhecemos hoje.

Cheios de inovação e tecnologia de ponta, esse novos móveis (ou seriam robôs?) prometem fazer coisas que nossas mães e avós jamais acreditariam se contássemos. Úteis ou apenas brinquedinhos desncessários? Conheça os principais projetos de berço inteligente em andamento, e nos dê sua opinião. Vale lembrar que seja como for, não há berço que substitua o cuidado e carinho dos pais: essas são apenas ferramentas para facilitar o dia a dia, sempre tão corrido, de quem tem uma criança pequena em casa.

Conheça alguns projetos de berço inteligente:

 

Smartnanny

Quem tem um bebê em casa sabe como pode ser desesperador tentar convencê-lo a dormir em horários convencionais… como à noite, por exemplo. Projetado por uma empresa alemã, o Smartnanny atualmente está em sites de crowdfunding  para financiamento coletivo, e promete resolver o problema dos pobres pais insones, embalando o bebê enquanto eles dormem.

berço inteligente

Berço inteligente Smartnanny

 

Controlado através de um aplicativo para celular, o berço  alerta os pais quando o bebê acorda  e mostra imagens do pequeno, mas não sem antes tentar fazer com que ele volte a dormir, balançado gentilmente o cesto e tocando músicas de ninar.

Segundo os criadores, o Smartnanny tem a capacidade para distinguir entre os diferentes tipos de choro do bebê, detectando se este tem fome ou se apenas quer atenção: uma ferramenta bem-vinda para pobres pais exaustos e maltrapilhos precisando apenas de algumas horinhas de repouso para manterem sua sanidade mental

 

Snoo

À venda em alguns países da Europa por 1.300 Euros, o Snoo imita o som do útero, prometendo proporcionar mais relaxamento e conforto ao bebê.  O berço “percebe” quando o bebê chora através de três microfones integrados que distinguem o som ambiente do choro. Conforme o barulho que o bebê está fazendo, o berço escolhe um som em seu banco de dados, especialmente criado para a situação. O berço ainda promove um suave balanço até que o pequeno adormeça. Um cobertor especial promete evitar posições perigosas e tornar o sono mais seguro: um tipo de saco de dormir, que vem em três tamanhos diferentes: pequeno, médio e grande, que é preso ao berço, prevenindo assim que o bebê fique em uma situação perigosa.

berço inteligente

Snoo

 

Smart Baby Crib

Sob responsabilidade da Nest, empresa pertencente à gigante da tecnologia Google, o Smart Baby Crib já foi patenteado, mas pouco se sabe sobre o projeto. A patente detalha um berço com diversos sensores capazes de monitorar o sono do bebê, bem como sua temperatura, padrões de movimento e saúde em geral.

O berço inteligente também seria equipado com sensores de ar que poderiam detectar tosses, espirros, vômitos e se a fralda da criança precisa ser trocada. O equipamento também fornece um sistema que não permite que  bebê saia do berço ou caia da cerca.

Há outros recursos para ajudar os pais. Caso o bebê comece a chorar, o berço imediatamente projetaria desenhos animados ou alguma canção de ninar para mantê-lo calmo. Se o bebê acordar antes da hora, o berço pode ligar luzes LED que tem como objetivo acalmar gradativamente a criança para que ela volte a dormir.

 

 

Leia mais:

 

– Nest registra patente para berço inteligente

– Os berços mais caros do mundo e suas peculiaridades

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário