HomeBerçosBerço de madeira maciça: vantagens e desvantagens
berço de madeira maciça

Berço de madeira maciça: vantagens e desvantagens

Se você está em dúvida sobre qual material optar na escolha do berço do seu bebê, vale a pena saber um pouquinho mais sobre o berço de madeira maciça. Duráveis, eles são ideais para mamães que pretendem ter mais um filho e aproveitar o mesmo berço, ou passá-lo adiante dentro da família. Para se ter uma ideia, um móvel de madeira maciça bem cuidado pode durar até 100 anos!!! Literalmente, o berço do pequeno pode atravessar gerações na família. Por outro lado, algumas características da madeira maciça podem causar decepção em uma compra impensada. Para não correr esse risco, saiba sobre todas as características da madeira maciça antes de decidir.

Confira dicas para escolher um berço de madeira para o quarto de bebê

Confira os prós e contras do berço de madeira maciça

 

Durabilidade é o ponto forte do material

Um dos grandes trunfos do berço de madeira maciça é a sua durabilidade. As madeiras maciças são mais resistentes a danos, como arranhões e furos, e podem ser facilmente recuperadas usando lixa e verniz. A madeira maciça é tão resistente à umidade que é utilizada em móveis de jardim, que ficam expostos à chuva e sol.

 

berço de madeira maciça

Fonte: Pinterest

 

Ninguém ganha do berço de madeira maciça nesse quesito. Outra vantagem é a estética: apesar de existirem muitos materiais que imitam a madeira maciça, a estética da madeira natural é considerada a mais bela. O mesmo tronco de uma mesma árvore pode apresentar veios, manchas, tonalidades e nós, que tornam cada tábua única, transformado o berço de madeira natural em uma peça especial e exclusiva.

 

Berço MDF X Berço Madeira Maciça

 

Preço do berço de madeira maciça pode assustar

 

O preço com certeza é a principal barreira no uso extenso da madeira como matéria-prima. Além de ser mais cara, ela precisa de muita mão de obra e de vários processos antes do acabamento. O acabamento, inclusive, pode ser outra desvantagem dependendo de seu gostos pessoal.

 

berço de madeira maciça

Fonte: Pinterest

 

A madeira maciça, por ser um material natural, apresenta manchas, veios e tonalidades que podem ser levemente diferentes das amostras aprovadas, se você mandar confeccionar um, por exemplo. Nós achamos que esse é o charme da madeira maciça, mas é bom levar isso em conta para evitar decepções. Os móveis de madeira maciça também costumam ser mais pesados, o que pode representar um problema se você precisa de mobilidade.

Comprar um berço de madeira maciça é ecologicamente correto?

Depende! A madeira para confecção de móveis pode vir de três locais diferentes: a madeira nativa, de demolição e de reflorestamento. O uso de madeira nativa para fabricação de móveis é o principal motivo de desmatamento no País, e seu uso deve ser evitado a qualquer custo.

 

berço de madeira maciça

Fonte: Pinterest

 

A madeira de demolição pode ser uma boa opção para quem busca um berço de madeira maciça com um valor mais em conta, já que são fruto de reaproveitamento de imóveis e móveis antigos. Antigamente o material era apenas destruído, mas hoje em dia existe a retirada das tábuas para o comércio.

Normalmente são madeiras nativas nobres e muito resistentes, pois antigamente não existia a mesma preocupação que existe hoje em relação ao desmatamento e ao uso dessas madeiras. Alguns são produzidos com a madeira no mesmo estado em que foi adquirida, com restos de tinta, o que favorece a composição de uma decoração mais rústica.

Berço de pallet para uma decoração rústica e exclusiva

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Hoje em dia é comum ouvir falar de madeira de reflorestamento e certificada: ao invés de ser retirada de florestas nativas, a madeira de reflorestamento é tirada de árvores que foram plantadas exclusivamente para isso. Esses berços levam uma certificação que garante que o material foi obtido de fontes renováveis e ecológicas, sem prejudicar o meio ambiente. Todos os móveis feitos com estas madeiras têm o selo do FSC (Forest Stewardship Council) impresso.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário