HomeBerçosBerço, chiqueirinho, cercado ou desmontável?
chiqueirinho 3

Berço, chiqueirinho, cercado ou desmontável?

chiqueirinho 2

Oh dúvida cruel!!! Berço, chiqueirinho, cercado ou desmontável? Já decidiu em qual opção você vai investir? Qual será o mais durável e o mais seguro para o seu bebê? Qual deles atenderá melhor suas necessidades diárias?

Não é à toa que tantas perguntas rondam as cabecinhas das mamães E papais antes de escolherem o bercinho. Afinal, seu maior tesouro vai passar muitas horas do dia dentro dele, seja para dormir ou brincar.

A verdade é que cada modelo é apropriado para um tipo de situação e vai depender das suas necessidades, do tempo que você pretende usar e até do espaço que tem disponível. Então, primeiramente, vamos esclarecer as diferenças entre cada um desses modelos para que você conheça melhor essas opções:

 

Berço:

O berço convencional é aquele feito de madeira ou MDF, com grades ou ripas laterais e opções de regulagem para estrado. Os modelos mais modernos são mais leves e possuem rodízios para movimentação. A maioria das mamães tem dado preferência ao padrão americano, que tem mais espaço para o bebê, mas existe também o padrão nacional, com 10cm a menos, para cômodos menores.

Os berços americanos tem versões que se transformam em minicama, berço 2 em 1, berço 3 em 1 ou berço multifuncional, com cômoda e cama auxiliar. A maior parte das modelos que está no mercado possui certificado do Inmetro, o que comprova que o móvel foi avaliado e aprovado para a sua função, além de respeitarem as regras de segurança da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Não deixe de conferir se o bercinho escolhido tem esses dois selos, tão importantes para a proteção do seu bebê contra acidentes.

 

berco provencal 1

Chiqueirinho ou cercado:

Conhecido como chiqueirinho ou cercadinho, esse modelo não é indicado pelos especialistas para que seu bebê durma a noite toda, pois a maioria deles não possui colchão com densidade D18, ideal para o desenvolvimento dos pequenos. Trata-se de uma opção para que a criança brinque em segurança enquanto os adultos responsáveis fazem alguma atividade por perto. Por isso, são bem mais leves e podem ser facilmente transportados para cada um dos cômodos da casa.

No entanto, é válido lembrar que pediatras não recomendam seu uso por longos períodos, já que alguns acreditam que ele pode atrasar o desenvolvimento do bebê. Geralmente, é mais utilizado na fase em que a criança começa a engatinhar e os pais ficam receosos de que se machuquem. Porém, embora esse medo seja natural, é preciso deixar que seu pequeno explore o espaço para fortalecer a musculatura.

 

chiqueirinho

 

Fácil de montar, desmontar e transportar, esses modelos de berço são super práticos para famílias que viajam com frequência ou para os momentos em que é preciso deixar seu bebê brincando com segurança, sem a sua total supervisão. Vale lembrar que esses modelos são indicados para crianças que estão começando a caminhar e não conseguem sair do berço sem a ajuda de um adulto.

Na hora da escolha, preste atenção na sustentação do cercadinho, se a tela de proteção é resistente, se há pontas que podem machucar ou frestas que podem prender o bebê. Observe também o peso máximo que o produto suporta, se ele é dobrável ou não se possui regulagem de altura. Alguns fabricantes também consideram os desmontáveis, portáteis e dobráveis como chiqueirinho, pois eles também podem ser usados para essa função.

 

chiqueirinho desmontavel

 

Berço Desmontável ou portátil:

Tem um lema das mamães que diz: Berço portátil, só se for seguro! E esse é o principal detalhe que você deve considerar ao fazer qualquer escolha em relação ao seu bebê. Prefira sempre o mais seguro, mais confortável e funcional e não vai errar!

O berço desmontável pode ser montado em qualquer lugar e costuma vir com uma bolsa de transporte com rodinhas. Você pode usá-lo desde o nascimento do bebê até aproximadamente um ano de idade. Já o berço portátil possui um tamanho bem menor e é indicado para recém-nascidos e para aquelas famílias que precisam viajar muito ou necessitam levar o berço do neném dentro do carro.

 

chiqueirinho 1

 

Qual o melhor berço para você?

Seja qual for o modelo escolhido, o que importa realmente é que seja seguro e funcione para a sua família. O berço convencional é uma ótima escolha para mamães que querem decorar o quartinho com um lindo enxoval, comportam o colchão ideal para os bebês e podem ser usados por mais tempo, principalmente os que se transformam em minicama.

chiqueirinho 1

O chiqueirinho ou cercadinho é mais recomendado para brincadeiras e sonecas, especialmente quando os pais querem deixar seus pequenos em segurança enquanto fazem alguma atividade em casa. São utilizados por menos tempo, pois quando ficam maiores, as crianças conseguem sair dele com facilidade.

O berço desmontável tem ganhado cada vez mais espaço entre as brasileiras, mas é preciso ser bem crítica na hora de avaliar sua segurança, conferindo cada detalhe. São mais coloridos e existem versões com porta-trecos, trocador e mosquiteiro. Uma boa solução para manter na casa da vovó, por exemplo. No entanto, fique atenta ao tipo de colchão, pois em muitos casos será preciso fazer um sob medida.

 

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário