HomeBerçosBebê seguro e quentinho no berço no Inverno
bebê inverno

Bebê seguro e quentinho no berço no Inverno

Motivo de alegria para alguns, e de suplício para outros, o Inverno é mesmo um desafio para as mães de primeira viagem. Seja pela insegurança na hora do banho ou na escolha de um enxoval que seja funcional, cuidar de um bebê nos dias frios não é tarefa fácil. É preciso sensibilidade e atenção para perceber se o agasalhou bem, ou se exagerou na quantidade de peças, o que também não é saudável para a criança. Hoje vamos falar sobre as noites, quando o desafio é manter o bebê quentinho no berço.

bebê inverno

Berço adequado

A primeira dica é logo na compra do berço e do colchão. Certifique-se de escolher modelos aprovados pelo Inmetro, e que sigam as recomendações mais recentes em segurança. Use lençol 100% algodão, e troque-o com certa frequência (duas vezes por semana é o ideal). O colchão deve ser firme e o lençol deve ficar bem preso ao colchão. Evite cobertores, mantas ou edredom em bebês menores de 1 ano. Podem causar sufocamento. Se optar por utilizá-los, certifique-se que cheguem somente a altura do peito do bebê, deixando os braços livres. Outra dica são os sacos de dormir. Eles ficam presos à criança, como se fossem uma regata, mantendo-a aquecida sem o risco de ir ao rosto do bebê. Tem matéria aqui no blog falando sobre eles. Travesseiros também não são recomendados.

Como vestir o bebê?

Na hora de preparar o bebê para dormir, invista em camadas. A primeira pode ser um body, ou pagão, com uma calça. Por cima, um macacão mais grosso. Prefira sempre peças de algodão. A lã pode parecer mais quentinha, mas pode provocar alergias e ressecar a pele suave do bebê. Outra dica é aquecer as extremidades: mãos, pés e cabeça perdem calor mais rapidamente, e tendem a ficar gelados nos dias frios. Para te ajudar nisso, alguns modelos de macacões vem com acabamento que permite dobrar os punhos e os pés, funcionando como meias e luvas.

Atenção ao exagero. Se estiver na dúvida, meça a temperatura do bebê, que não deve passar dos 37,2 graus. Se notar que a criança está transpirando, com o rosto vermelho ou se mostrar irritada, pode ser que esteja com calor. Nesse caso, basta retirar uma cama de roupa. Já se a dúvida é se o bebê ainda está com frio, cheque o tronco, verificando a temperatura do peito e da barriga. Se não estiverem quentes, vale adicionar mais uma camada.

bebê inverno

Aquecer o quarto?

Aquecedores tendem a ressecar o ar, mas em locais muito frios não dá para dormir sem o aparelho. Para amenizar o desconforto, vale deixar uma toalha úmida ou bacia com água no quarto, longe do alcance do bebê, enquanto o aquecedor estiver ligado. Lembre-se de trocar e limpar o filtro regularmente.

E mesmo nos dias mais frios, a casa deve ser ventilada diariamente, com a abertura de janelas. Tanto o berço quanto o quarto do bebê devem ser limpos sempre, para evitar o acúmulo de pó, que durante o inverno é ainda mais nocivo ao sistema respiratório.

 

Adora as nossas dicas e não quer perder nenhum post?

Então nos acompanhe também nas redes sociais!

Facebook, Instagram (@blogberco) e Pinterest.

 

Leia Mais

Como arrumar o berço para o bebê dormir?

Dicas para escolher o colchão de berço ideal

Conheça as vantagens do saco de dormir para bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Berço é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! No nosso blog, você encontra dicas e curiosidades sobre berços de todo o mundo, inspirações para decorar o quarto de bebê e avaliações completas dos produtos. Nosso intuito é te ajudar e inspirar na hora de escolher os móveis e a decoração do cantinho mais especial da sua casa!

redacao@berco.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário


*